25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Portas: “Há um ano Portugal estava muito perto de um precipício”

PARTILHAR

 - portal de angolaPara o ministro dos Negócios Estrangeiros português “há uma clara melhoria da percepção internacional sobre Portugal, uma ano depois”.
“Há um ano [Portugal] estava a uma semana de uma declaração de insolvência, tinha a credibilidade externa profundamente afectada. Grécia e Portugal eram semelhantes”, começou por dizer Paulo Portas numa declaração conjunta com Pedro Passos Coelho sobre o primeiro ano de Governo.

Para o responsável “é reconhecida a diferença significativa na atitude dos portugueses, cumprir os acordo que fizemos, honrar as nossas palavras, recuperar a nossa credibilidade. Um ano depois Portugal é visto como um caso próprio e singular cuja diferença é notada pela positiva”. Paulo Portas louvou ainda a existência de uma diálogo com a oposição que mostra uma atitude de “coesão e não crispação. E ter um acordo social em tempo de recessão é muito importante, indispensável e honra os parceiros que o subscreveram”, sublinhou.

“O nosso caminho não é um sprint é uma maratona”

“Há um ano Portugal estava muito perto de um precipício. Um ano depois, cada dia que passa, estamos mais longe desse risco e mais perto do dia em que recuperamos a nossa autonomia”, salientou o governante.

Paulo Postas acrescentou que “é um ano de recessão, pelas circunstâncias económicas difíceis”, mas, acrescentou, “a boa notícia é que metade desse ano já passou. Estamos a reformar para que em 2013, momento de viragem, Portugal possa aproveitar plenamente o princípio de um ciclo de crescimento.

“Este é, portanto, um governo reformador. E esse caminho não é o caminho de um ano, é de um mandato integral”, disse ainda Paulo Portas, sublinhando que “o nosso trabalho não é um sprint é uma maratona”.

FONTE: Jornal de Negócios

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...