Benjamin Netanyahu está mais próximo neste domingo de formar um governo de coligação governamental depois de o líder do partido Lar Judeu, Naftali Bennett, favorável à colonização, abrir mão do ministério das Relações Exteriores, indicaram fontes políticas.
Netanyahu, que venceu as eleições legislativas de 17 de Março com o seu partido, o Likud (direita), foi nomeado em 25 de Março pelo presidente Reuven Rivlin para formar o que será seu quarto governo.
Após 28 dias de intensas negociações, Netanyahu não conseguiu chegar a um acordo e obteve um prazo adicional de duas semanas, até 6 de Maio.
O objectivo é formar uma coligação de 67 deputados (dos 120 que tem a câmara) entre o Likud, dois partidos nacionalistas (Israel Beiteinou e Lar Judeu), dois partidos ultra ortodoxos (Shass e Lista Unificada da Thora) e o partido de centro-direita Koulanou.
Bennett, até então ministro da Economia de Netanyahu, desejava a pasta das Relações Exteriores, actualmente ocupada pelo líder do Israel Beiteinou, o ultra nacionalista Avigdor Lieberman.
Mas ele decidiu desistir de sua demanda neste fim de semana e agora aspira ao ministério da Educação, o que facilita a criação de uma coligação, indicaram fontes próximas às negociações. (afp.com)