A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, destacou hoje, terça-feira, em Luanda, a verticalidade cultural e o percurso musical histórico de José Oliveira de Fontes Pereira.
Numa nota de condolência pelo falecimento deste homem de cultura ocorrida domingo, na capital do país, vítima de doença, Rosa Cruz e Silva ressalta ainda o facto de se ter notabilizado como exímio tocador da “Dikanza”, instrumento de acompanhamento que se junta, de forma rítmica e harmónica, com a concertina, a viola, o kibabelo e o batuque.
“Do seu amor à nossa música a sua forte afeição à dicanza elaborou e aperfeiçoou novas técnicas para o seu fabrico, como melhor método de passar este conhecimento às novas gerações”, lê-se na nota.
José Oliveira de Fontes Pereira, compositor, guitarrista, bailarino, artífice, coreógrafo e figura emblemática do Grupo Teatral Ngongo, foi o fundador da primeira Escola de Semba (1958-1960) e preservava a memória de importantes momentos da cultura angolana.
Malé Malamba, como é conhecido pelos mais próximos, contava apenas cinco anos de idade quando herdou, de um inseparável amigo do seu pai, a afeição, intuitiva pelos instrumentos musicais angolanos, particularmente a dikanza.
A 8 de Novembro de 2010 foi agraciado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, pelo contributo prestado à música angolana. (portalangop.co.ao)