Uma campanha de prevenção contra a malária, com a distribuição de mosquiteiros inpregnados com insecticida e hipoclorito de cálcio, realizou-se, esse fim-de-semana, no Wenji Maka, comuna do Golfe, numa promoção da Repartição de Saúde do Kilamba Kiaxi.
A campanha, enquadrada no Dia Mundial da Malária, assinalado a 25 de Abril (sábado), incluiu também a realização de testes rápidos de malária, consultas gratuitas e a atribuição da medicação, em caso de resultado positivo.
Os técnicos da Repartição de Saúde, em colaboração com a Organização da Mulher Angolana (OMA), distribuíram 300 mosquiteiros e fizeram fumegação intra e extra domiciliar.
Em declarações à Angop, o responsável da Saúde Pública no Distrito do Kilamba Kiaxi , Ilirio Augusto, informou que a campanha aconteceu no Wenji Maka, por ser uma área endémica, rodeada de valas, lagoas e lixeiras.
Os tecnicos realizaram também uma palestra sobre a malaria, esclarecendo aos participantes como prevenir-se da doença e as consequências.
O Distrito do Kilamba Kiaxi é uma área endémica,principalmente, nesta época chuvosa. Mensalmente são registados em média 1000 casos.
Para mudar o quadro, o sector local da Saúde realiza palestras nas unidades sanitárias, escolas e mercados, assim como em locais de grande concentração de pessoas e faz o tratamento de valas e lagoas através do Programa de Luta Anti-Vectorial. (portalangop.co.ao)