25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Juiz amplia liminar e suspende assinatura de Haddad à lei que aumenta o IPTU

PARTILHAR
reajuste na planta genérica leva em consideração expansão imobiliária da cidade novos valores de mercado (dr) - portal de angola
Reajuste na planta genérica leva em consideração expansão imobiliária da cidade novos valores de mercado (DR)

Projeto de lei havia sido sancionado ontem (5) e não sofreria efeitos de Ação Civil Pública que questiona o procedimento de votação na Câmara.

São Paulo – O juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Emílio Migliano Neto, decidiu hoje (6) à tarde suspender a sanção da lei que reajusta o IPTU de São Paulo de acordo com a valorização dos imóveis nos últimos anos.

O mesmo juiz havia expedido liminar ontem – atendendo a ação do Ministério Público – em que suspendia a sessão da Câmara que aprovou a lei. O projeto, porém, já havia sido sancionado por Haddad e a lei acabou publicada hoje no Diário Oficial do Município. Diante disso, o promotor Maurício Ribeiro Lopes pediu à Justiça que estendesse os efeitos da liminar para a sanção do prefeito.

Com a medida, o reajuste do imposto não terá efeito até que seja julgado o mérito da questão. A prefeitura pode recorrer.

Pela manhã, Haddad já considerava essa hipótese. “Até o presente momento, não fomos informados da decisão. Mas, como a decisão prejudica a metade mais pobre da população, vamos recorrer”, afirmou.

O pedido original de suspensão questiona o fato de a Câmara ter contrariado algumas regras do regimento interno da Casa no dia da segunda votação do projeto, em 29 de outubro.

Para os vereadores, porém, a liminar não suspende o processo de votação. “A medida cautelar pede o impedimento imediato da sanção do referido projeto, o que compete exclusivamente ao Executivo”, informo a Câmara em nota. O texto critica a ação do MP.

“A contestação do Ministério Público representa uma postura imprópria em que a Câmara sequer foi ouvida. Isso gera uma incerteza jurídica sobre as decisões soberanas do plenário do parlamento”, conclui a nota.

Mudanças no imposto

O projeto aprovado prevê que o reajuste do imposto em 2014 será de até 20% para imóveis residenciais e até 35% para comerciais. O reajuste médio na cidade ficou na casa dos 10,4%. Nos anos seguintes, os valores que tiverem ficado acima dos tetos serão repassados ao imposto com tetos de 10% e 15%, respectivamente.

Para os aposentados que ganham até três salários mínimos a isenção será de 100% do imposto. Quem recebe de três a quatro mínimos terá desconto de 50%. E ainda haverá desconto de 30% para aposentadorias de quatro a cinco mínimos. Também foi modificado o reajuste pela inflação, que não será aplicado a nenhum contribuinte pelos próximos quatro anos.

Com a revisão da PGV, que é base para o cálculo do IPTU, os imóveis na região central terão maior reajuste, com média de 17,55%. Para os bairros da zona fiscal 2, que formam um cinturão entre o centro e a periferia, o reajuste médio será de 9%. Outros 25 distritos, localizados principalmente nas zonas leste e sul da cidade, terão redução do imposto no ano que vem. (redebrasilatual.com.br)

por Rodrigo Gomes

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...