25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

João Lourenço considera falso problema futura coabitação com líder do MPLA

PARTILHAR

O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, considerou nesta sexta-feira, em Luanda, “falso problema” a questão da futura coabitação com o actual chefe de estado, José Eduardo dos Santos, caso vença as eleições gerais de Agosto próximo.

João Lourenço anunciou, em conferência de imprensa, a sua intenção de trabalhar em “perfeita harmonia” com o actual líder partidário, que permanecerá como presidente do MPLA até 2018.

Em relação ao sistema político, disse não haver razões para alterar a Constituição da República e discorda da acusação de certos críticos segundo os quais a Lei Magna foi feita a pensar exclusivamente no actual Presidente da República.

Quanto ao programa económico, João Lourenço reiterou a sua estratégia de combate à corrupção, redução das assimetrias regionais e do aumento dos incentivos fiscais para o empresariado privado.

Propôs igualmente a redefinição das empresas públicas que não geram receitas para o Estado, por via de fusão com outras, no sentido de assegurar uma gestão eficiente.

Em relação à política externa, João Lourenço deixou claro que a prioridade de um futuro governo suportado pelo MPLA será enveredar por uma diplomacia económica.

O candidato do MPLA a Presidente da República esteve, de Fevereiro a Julho, envolvido numa campanha de apresentação junto dos militantes, amigos e simpatizantes do seu partido.

As eleições gerais de 23 Agosto, as quartas da história do país, contarão com cinco partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS, FNLA e Aliança Patriótica) e uma coligação (CASA-CE). (ANGOP)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...