Luanda – O embaixador da Itália em Angola, Giuseppe Mistretta, assegurou nesta sexta-feira, na capital angolana, Luanda, o apoio do seu país à candidatura de Angola a membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para 2015.
O diplomata italiano expressou essa posição quando falava à imprensa,à margem da tradicional cerimónia de cumprimentos de ano novo do corpo diplomático ao Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, realizada no Salão Nobre do Palácio Presidencial.
Segundo Giuseppe Mistretta, o declarado apoio baseia-se numa troca, uma vez que a Itália também ambiciona candidatar-se ao mesmo cargo, em 2017, precisando que essa concordância é fruto da colaboração histórica, política e económica entre os dois Estados.
A propósito, considerou “fantásticas” as relações bilaterais entre os dois países, salientando que Angola é o terceiro maior parceiro da Itália em África, cujo volume de negócio se situa, actualmente, em um bilião de Euros. O diplomata manifestou-se orgulhoso pelo facto do volume de negócios entre Angola e a Itália ter triplicado durante os três anos do ses mandato. (portalangop.co.ao)