O MPLA foi distinguido, esta sexta-feira, com um certificado de mérito, pela Internacional Socialista (IS), no primeiro dia do 26º congresso da organização, que decorre em Madrid (Espanha).
A distinção se deve à perseverança nas acções da IS, participação regular nas reuniões da presidência e do conselho, ao cumprimento das obrigações financeiras e à presença em todos os congressos, desde que se tornou membro da organização.
A recepção do certificado coube ao
antigo secretário-geral do MPLA e actual vice-presidente da Internacional Socialista, Julião Mateus Paulo “Dino Matross”.
Após a cerimónia, em que foram distinguidos mais de trinta partidos,
Julião Mateus Paulo “Dino Matross” disse à imprensa angolana, no local, o que a distinção representa.
É “um grande ganho para o partido, na medida que é um sinal de muito trabalho e de dedicação em prol das exigências da organização”, declarou.
Infomou, na ocasião, que o MPLA propós o secretário do Bureau Político para os Assuntos Internacionais, Manuel Augusto, como candidato ao cargo de uma das vice-presidências da organização.
Sobre a eleição do novo presidente da organização, Dino Matross considerou ser uma boa escolha.
Hoje, primeiro dia do congresso, foram eleitos, por aclamação, o novo presidente da organização, Pedro Sánchez, e da primeira mulher africana, do Gahna, Benedicta Lasi, no cargo de secretária-geral.
Pedro Sánchez substituiu Geroge Papandreou, antigo Primeiro-Ministro da Grécia, enquanto Benedicta Lasi substituiu Luís Ayala, no cargo desde 1989.
Antes na abertura do congresso, o secretário-geral do Partido Socialista Espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que o socialismo democrático está mais vivo e defendeu a união de esforços entre homens e mulheres na discussão de temas da actualidade.
O presidente cessante, George Papandreou, elogiou a coragem da nova secretária-geral da organização, Benedicta Lasi, em aceitar candidatar-se ao cargo.
A Internacional Socialista é uma Organização da esquerda, fundada em 1951, que congrega os partidos de tendência socialista trabalhista.
ANGOP