25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Grécia combate incêndios que já deixaram mais de 20 mortos

PARTILHAR

Incêndios florestais alastraram-se de forma descontrolada em várias partes da Grécia nesta segunda-feira, 23, matando mais de 20 pessoas, destruindo casas, interrompendo o serviço em grandes vias de transporte e obrigando as pessoas a fugirem.

De acordo com um porta-voz do governo grego, mais de 20 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas, incluindo 16 crianças.

Bombeiros têm combatido vários incêndios perto de Atenas por mais de 12 horas. O maior número de feridos e mortos foi registado na área de Mati.

As autoridades gregas exortaram moradores de uma região do litoral a abandonarem os seus lares enquanto um incêndio florestal ardia com fúria, fechando uma das vias expressas mais movimentadas do país, detendo conexões ferroviárias e lançando colunas de fumo sobre a capital.

No final da tarde um grande incêndio também irrompeu no norte e no leste de Atenas.

A Grécia disse que precisa de auxílio aéreo e terrestre de seus parceiros da União Europeia. O Chipre ofereceu mandar carros de bombeiro e pessoal.

Incêndios florestais não são incomuns na Grécia, mas um inverno relativamente seco criou as condições ideais para tais conflagrações.

Dezenas de pessoas morreram quando incêndios florestais devastaram o sul grego em 2007.

“Faremos tudo que é humanamente possível para controlá-lo”, disse o primeiro-ministro Alexis Tsipras durante uma visita oficial à Bósnia – mas deu a entender que tantos incêndios ao mesmo tempo precisam ser melhor analisados.

“Estou preocupado com os incêndios simultâneos no leste e no oeste de Ática”, disse.

O Exército foi convocado na tarde desta segunda-feira para ajudar a combater o fogo. Alguns voos foram cancelados também de tarde devido à baixa visibilidade, disseram controladores aéreos. (Reuters)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...