25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Eleições gerais marcadas para 13 de abril na Guiné Bissau

PARTILHAR
interior da sede do paigc em bissau (miguel martins/rfi) - portal de angola
Interior da sede do PAIGC em Bissau
(Miguel Martins/RFI)

O Presidente de transição na Guiné Bissau, Serifo Nhamadjo, anunciou eleições gerais para 13 de abril, quando o partido histórico do PAIGC, continua com problemas, nos órgãos eleitos no último congresso.

O Presidente guineense, Serifo Nhamadjo, marcou por decreto tornado público, este sábado, 22 de fevereiro, as eleições legislativas e presidenciais na Guiné Bissau, para o dia 13 de abril do corrente ano. Até agora, vinha-se avançando a data de 16 de março, para a realização dessas eleições gerais.

Segundo o presidente interino, Nhamadjo, depois de ter ouvido todos os partidos políticos, forças vivas e a sociedade civil, duma maneira geral, para além do cumprimenro do recenseamento dos eleitores, estão reunidas as condições, para que as eleições tenham lugar a 13 de abril, no país, como vinha reclamando a comunidade internacional.

Entretanto, no seu partido, PAIGC, que acaba de realizar o seu VIII Congresso de Cacheu, donde saiu um novo Presidente, Domingos Simões Pereira, e uma nova direcção, eis que se ficou a saber, que afinal, houve fraude na eleição de vários membros do Comité Central, do Bureau Político e do Conselho de Jurisdição.

O Bureau Político do PAIGC, que se tinha reunido, em Bissau, estes dias, precisamente para escolher o seu candidato às eleições presidenciais, agora marcadas para 13 de abril, assim como os dois outros órgãos partidários, estão assim suspensos, e vão ter que esperar pela decisão final do Tribunal de Bissau, que emitiu essa ordem de suspensão, alegando ter havido violação dos estatutos do partido e do regulamento eleitoral, por ocasião da eleição dos membros dos referidos órgãos. (rfi.fr)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...