25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Combate ao crime e terrorismo: Altas patentes de Angola e do Congo Brazzaville analisam o fenómeno

PARTILHAR
FONTE:Angop

O combate ao crime e terrorismo na zona fronteiriça Angola/Congo dominaram a sessão ministerial, está terça-feira, em Ponta Negra (Congo Brazzaville).

Os peritos da primeira comissão de defesa e segurança dos dois países analisaram as questões de operação, de verificação da fronteira comum, troca de mapas geográficos sobre a delimitação das fronteiras, com destaque para as três fronteiras (mar, rio e terra).

Segundo fonte da ANGOP, analisaram ainda o estado de implementação das recomendações emanadas na reunião bilateral entre os dois Estados, realizada, em Luanda, de 17 a 18 de Fevereiro do ano, bem como o projecto de protocolo relativo a luta contra à criminalidade e o terrorismo fronteiriço.
 - portal de angola
A referida comissão analisou a possibilidade da negociação e celebração de um acordo de cooperação em matéria de assistência mútua aduaneira.

Já a comissão de peritos de defesa e segurança encerraram o dia com o levantamento de algumas conclusões que serão remetidas à sessão ministerial, durante a qual se prevê assinar alguns acordos de cooperação.
 - portal de angola
Refira-se que os técnicos do MAT, MININT, MINFIN, MIREX, SINSE, SIE e IGCA, por parte da delegação angolana, fizeram trabalho de campo, passando em revista os marcos que delimitam o território angolano do congolês.

As duas comissões têm à testa o comissário principal de migração João António da Costa Dias, o Director Geral do SME e o comissário-chefe Francisco Ferreira Paiva, Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras. As comissões são coordenadas pelo comissário-chefe António Pedro Candela, Segundo Comandante-Geral da PNA.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Refinaria de petróleo de Cabinda, em Angola, começará a operar em abril 2025, diz CEO da Gemcorp, citado pela Reuters

A refinaria de petróleo de Cabinda, em Angola, deve iniciar a produção em abril de 2025, concluindo a sua...

Num aviso à Angola e à Nigéria, FMI apela aos países produtores de petróleo para reformas que impulsionem o crescimento “fraco”

As nações da África Subsariana que dependem das exportações de matérias-primas precisam de reformar as suas economias para enfrentar...

Angola na Lista Cinzenta do GAFI: Riscos para o Futuro Económico e Social

O Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), um órgão de fiscalização do crime financeiro, disse esta sexta-feira que...

Dúvidas sobre idoneidade da justiça são entraves à cooperação

A percepção da falta de idoneidade do sistema de justiça angolano continua a afetar a imagem de Angola no...