25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Camboja inicia processo emblemático de chefes do regime Khmer Vermelho

PARTILHAR
 - portal de angola
Ex-líder do Khmer Vermelho, Nuon Chea, também conhecido como "Irmão Número 2", é um dos dirigentes julgados no Camboja.

Começou nessa segunda-feira, 21 de novembro, o processo de julgamento de três dirigentes do regime Khmer Vermelho no Camboja. Eles são acusados de crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade em um episódio da história do país que resultou na morte de cerca de dois milhões de pessoas.

O ex-ministro das Relações Exteriores do Camboja, Ieng Sary, o presidente da “Kampuchea democrática”, Khieu Samphan, e Nuon Chea, um dos idealizadores do regime, os três principais dirigentes ainda vivos, começaram a ser julgados nesta segunda-feira na capital Phnom Penh. O processo representa a última oportunidade para as famílias das vítimas entenderem, mais de 30 anos após os fatos, o que motivou a morte de dois milhões de pessoas durante o regime totalitário liderado por Pol Pot entre 1975 e 1979.

A alta comissária para Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, parabenizou a justiça cambojana pela realização do julgamento, mesmo se ela alertou para os riscos de ingerência política, que podem apagar a credibilidade da corte. O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sem, sempre se opôs à realização de novos processos e o tribunal foi criticado várias vezes por seu comportamento diante das pressões políticas.

Esse é o segundo processo do regime Khmer Vermelho no tribunal internacional. Em julho de 2010, Kaing Guek Eav, conhecido como Douch, foi condenado a 30 anos de prisão. Ele era o chefe da cadeia S21, onde 15 mil pessoas foram torturadas antes de serem assassinadas.

Os três dirigentes julgados no processo desta segunda-feira negam todas as acusações de responsabilidade nas mortes durante o regime. O veredicto está previsto para ser divulgado em 15 dias.

 

Fonte: RFI

Foto: Reuters

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...