25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Arcebispo emérito de Malanje foi a enterrar

PARTILHAR
missa de corpo presente de dom luís maría pérez de onraita, malanje, angola (isaías soares/voa) - portal de angola
Missa de corpo presente de Dom Luís María Pérez de Onraita, Malanje, Angola (Isaías Soares/VOA)

Os restos mortais do arcebispo de Malanje Dom Luís María Pérez de Onraita falecido na última sexta-feira santa, 3, já repousam no Cemitério da Cafuma.

A vida e obra do sexto bispo da diocese de primeiro da província metropolitana de Malanje que congrega as dioceses do Uíge e Ndalatando foram recordados esta quinta-feira, 9, durante uma missa de corpo presente na Sé Catedral.

O chanceler do arcebispado local, Padre Pedro Luís mencionou na leitura da biografia o reconhecimento do arcebispo emérito que morreu aos 82 anos, dos quais 54 ao serviço da igreja e da sociedade angolana.

“Em Fevereiro de 2002 recebeu o prémio de reconhecimento pelo seu trabalho como o melhor cooperante do ano do Governo basco, na Conferência Episcopal de Angola e São Tomé foi presidente da comissão de educação, das migrações e saúde”, anotou o padre, incluindo a restauração de muitas estruturas de ensino, como o Seminário Maior São José, o ICRA, o Centro de Formação em Maxinde (Dom Luis María), varias igrejas e capelas”.

A prioridade de Dom luís María, que resignou o cargo em Julho de 2011 pela idade, 79 anos, sempre foi a de prestar o seu apoio à educação do povo malanjino.

“Deixa como herança muita gente formada para sociedade”, reiterou o padre.

Em Dezembro do ano findo, o Rei de Espanha concedeu ao defunto padre o grau de condecoração de Número da Ordem de Isabel A Católica por uma vida dedicada na íntegra à missão e aos mais necessitados, personificando igualmente a sua figura a todas as religiosas e religiosos espanhóis que trabalharam em Angola.

O arcebispo Dom Benedito, na homilia da missa de corpo presente, disse que a morte de Dom Luís Maria deixou um vazio para a igreja e a sociedades.

Na missa concelebrada pelos bispos de Caxito, Cunene, Huambo, Kuíto, Lunda-Norte, Uíge, do Sumbe, Namibe, Mbanza Congo, Menogue, Luena, Ndalatando e o bispo auxiliar de Luanda o representante da Igreja Católica em Malanje projectou a antevisão de dom Luis María.

O cardeal Dom Alexandre do Nascimento, governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos, o presidente do Tribunal de Contas, Julião António, membros do Governo central e local, sacerdotes, fieis e representantes de outras congregações religiosas despediram-se do arecebispo. (voa.com)

por Isaías Soares

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...