A equipa nacional ascendeu quatro posições nas duas últimas actualizações da classificação, sendo que a última aconteceu no dia 15 de Fevereiro. A prestação dos Palancas Negras na fase final do CAN’2012, em que o combinado nacional venceu um jogo, empatou o segundo e perdeu o terceiro, influenciou a subida destes quatro degraus, apesar de ter falhado os quartos de finais da competição que decorreu no Gabão e Guiné Equatorial.
Com apenas quatro pontos, o mesmo número de golos marcados e seis sofridos, os Palancas Negras não lograram o primeiro objectivo na prova e foram eliminados na primeira fase do Campeonato Africano das Nações.
Apesar de ter perdido a final da maior cimeira do futebol africano para a selecção da Zâmbia, a Costa do Marfim continua a ser a melhor posicionada do continente, com 944 pontos, na 15ª posição, seguida pelo Ghana, no 23º posto, com 820 pontos.
Dos países de língua oficial portuguesa, a Brasil surge no 5º lugar, com 1157 pontos, tendo subido dois degraus, enquanto Portugal desceu um, ocupando agora a sétima posição, com 1106. Cabo Verde surge no 62º lugar, com 542, à frente de selecções como a do Egipto, Camarões e Senegal. No topo estão Espanha, Holanda e Alemanha.