A marca “Feito em Angola” veio promover a divulgação da qualidade dos produtos nacionais, com o intuito da substituição de importações, incentivo ao consumo dos produtos nacionais e instruir o consumidor a preferir o produto nacional, segundo pronunciamentos recentes do consultor económico do ministro da Economia, Licínio Contreiras. Marca “Feito em Angola”, é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada.
Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
O termo é frequentemente usado como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. A marca “Feito em Angola” veio para desenvolver uma imagem para os produtores e serviços angolanos, que se materializará no logótipo, da marca, o qual vai assinalar presença nas embalagens dos produtos das empresas de bens de consumo e na comunicação externa das empresas e serviços
Quando se fala em “marca”, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde ela pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo ou logótipo, tanto individual quanto combinados.
No entanto, o conceito de “marca” é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Uma empresa através da sua representação gráfica comunica a “promessa” de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único. Busca-se associar às marcas uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende-se marcar a imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto.
Em função disto, uma marca pode formar um importante elemento temático para a publicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles cultura, atributos ou benefício. O logótipo da marca “Feito em Angola” será a imagem que vai identificar os produtos e serviços angolanos de referência perante os consumidores nacionais e internacionais. È um programa que vai mobilizar consumidores a preferirem produtos e marcas que geram valor acrescentado em Angola.
Um dos principais objectivos da marca em questão é a contribuição para o desenvolvimento sustentado das empresas de bens de consumo e de serviços, para a criação de emprego e para o reforço da internacionalização.
FONTE: JA