25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Ex-Presidente da Côte D’ivoire diz que foi julgado porque era “problemático”

PARTILHAR

O antigo presidente da Côte d’Ivoire Laurent Gbagbo disse que foi presente, em 2011, perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) porque “era necessário demitir um homem problemático, um concorrente problemático”, durante uma declaração à imprensa.

“O TPI não era a sério, era preciso dispensar um homem problemático, um concorrente problemático, então, fui colocado lá”, disse Gbagbo em Mama, a sua aldeia natal na Côte d’Ivoire, citado pela France-Presse (AFP).

O antigo chefe de Estado marfinense disse não se arrepender se tivesse “voltado com o título de criminoso”, mas acabou por ser definitivamente absolvido em março pelo TPI, onde esteve a ser julgado por crimes contra a humanidade.

Esta foi a primeira vez, desde que regressou à Côte d’Ivoire em 17 de Junho, depois de uma ausência de dez anos, que o antigo Presidente da Côte d’Ivoire fala publicamente sobre a absolvição.

Em Mama foi recebido por milhares de pessoas.

Laurent Gbagbo, que estava no poder desde 2000, foi preso em Abril de 2011 em Abidjan, e transferido sete meses depois para o TPI para ser julgado pelos atos de violência cometidos depois das presidenciais de 2010.

A recusa em reconhecer a vitória de Alassane Ouattara provocou uma crise pós-eleitoral violentíssima e que deixou 3.000 mortos.

Reeleito em Outubro de 2020 para um polémico terceiro mandato, Ouattara deu luz verde para o retorno de Laurent Gbagbo alguns dias depois da absolvição pelo TPI.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ex-presidente retira queixa contra Benin no Tribunal de Justiça da CEDEAO

O ex-presidente beninense Boni Yayi (2006-2016) anunciou retirar a sua queixa contra o seu país no Tribunal de Justiça...

Kabuga está apto a ser julgado por genocídio no Ruanda, diz tribunal da ONU

Félicien Kabuga, alegado financiador do genocídio de tutsis em 1994 no Ruanda, está apto a ser julgado, concluiu um...

Burkina Faso: Ex-presidente Blaise Compaoré condenado a prisão perpétua no caso Thomas Sankara

O antigo presidente do Burkina Faso sempre negou as acusações que pesavam contra ele, Blaise Compaoré que está radicado...

Ex-Presidente José Eduardo dos Santos já regressou a Espanha para tratamento médico

O ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, viajou esta segunda-feira, 7 de Março, para a cidade de Barcelona,...