O Festival de Teatro Estudantil (FESTETIL), uma promoção do colectivo de artes Nzoji Yetu, acontece de de Agosto a 2 de Dezembro do corrente ano, na província do Uíge, tendo como foco ocupar o tempo livre dos alunos e combater a delinquência juvenil.
O facto foi anunciado hoje, terça-feira, à Angop pelo director geral do colectivo de artes Nzoji Yetu, Domingos Nicolau, que garantiu estarem criadas as condições para a sua concretização.
“Neste momento estão inscritos 10 grupos e o processo prossegue com êxito. Estamos a cadastrar e formar os grupos para participarem no festival do tetro estudantil”, sublinhou.
O festetil, disse, enquadrado no projecto “Teatro na Educação” com o lema “Da escola para o palco do Palco para a vida” tem como objectivo promover e incentivar o teatro nas escolas.
Para o responsável, a promoção do evento visa também ajudar no desenvolvimento da personalidade, combatendo a delinquência juvenil, o fenómeno mata aula e fortalecer a relação aluno/escola/professor.
“Estamos a passar nas escolas para sensibilizar, criar os núcleos e capacitar com oficinas de teatro. Já trabalhamos nos colégios 11 de Novembro e General Foguetão, no liceu do Uíge(ex-Puniv), na escola 22 de Junho, a de Banza Polo e da IEBA”, esclareceu.
Domingos Nicolau referenciou que o festival é infanto-juvenil em que participarão alunos com idade compreendidas entre os 5 aos 19 anos das escolas primárias, colégios e liceus.
Na primeira fase vão participar escolas do município de capital da província (Uíge), para a partir de Janeiro de 2019, expandir para os demais municípios da província.
As actividades vão decorrer no anfiteatro do Colégio 11 de Novembro (ex- preparatória). (Angop)