25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Festival de Teatro Estudantil acontece em Agosto no Uíge

PARTILHAR

O Festival de Teatro Estudantil (FESTETIL), uma promoção do colectivo de artes Nzoji Yetu, acontece de de Agosto a 2 de Dezembro do corrente ano, na província do Uíge, tendo como foco ocupar o tempo livre dos alunos e combater a delinquência juvenil.

O facto foi anunciado hoje, terça-feira, à Angop pelo director geral do colectivo de artes Nzoji Yetu, Domingos Nicolau, que garantiu estarem criadas as condições para a sua concretização.

“Neste momento estão inscritos 10 grupos e o processo prossegue com êxito. Estamos a cadastrar e formar os grupos para participarem no festival do tetro estudantil”, sublinhou.

O festetil, disse, enquadrado no projecto “Teatro na Educação” com o lema “Da escola para o palco do Palco para a vida” tem como objectivo promover e incentivar o teatro nas escolas.

Para o responsável, a promoção do evento visa também ajudar no desenvolvimento da personalidade, combatendo a delinquência juvenil, o fenómeno mata aula e fortalecer a relação aluno/escola/professor.

“Estamos a passar nas escolas para sensibilizar, criar os núcleos e capacitar com oficinas de teatro. Já trabalhamos nos colégios 11 de Novembro e General Foguetão, no liceu do Uíge(ex-Puniv), na escola 22 de Junho, a de Banza Polo e da IEBA”, esclareceu.

Domingos Nicolau referenciou que o festival é infanto-juvenil em que participarão alunos com idade compreendidas entre os 5 aos 19 anos das escolas primárias, colégios e liceus.

Na primeira fase vão participar escolas do município de capital da província (Uíge), para a partir de Janeiro de 2019, expandir para os demais municípios da província.

As actividades vão decorrer no anfiteatro do Colégio 11 de Novembro (ex- preparatória). (Angop)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...