25 C
Loanda
Quinta-feira, Outubro 31, 2024

Governo de Alexis Tsipras supera moção de censura

PARTILHAR

Várias pessoas juntaram-se frente ao parlamento grego, em Atenas, este sábado, em protesto contra o acordo que será firmado com a República da Macedónia, este fim de semana, e que pretende mudar o nome da antiga república da Jugoslávia para “República da Macedónia do Norte”. Tentaram mesmo entrar no edifício, mas foram afastados pelas autoridades com gás lacrimogéneo.

Enquanto a manifestação ocorria, os deputados debatiam uma moção de censura apresentada pelo principal partido da oposição, que considera o acordo uma “derrota nacional”.

O governo de Tsipras, com maioria parlamentar de 154 cadeiras de um total de 300, passou na votação.

“Estou aqui porque quero defender o nome e a história da Macedónia. Nem devíamos discutir isto. Não vejo motivos. Há apenas uma Macedónia e pertence à Grécia. Todos deveriam aceitar isso”, diz um grego. Outra mulher comenta, “Queremos relações pacíficas com os nossos vizinhos. Mas, este país pertence ao sul da Jugoslávia. Deveria ter o direito de se unir à NATO e à União Europeia, mas sem usar o nome Macedónia. Macedónia é a terra dos nossos antepassados”.

A reunião dos ministros das Relações Exteriores da Grécia e da Macedónia para assinar o acordo acontece este domingo.

O acordo resolve quase três décadas de discussões sobre o nome e remove um obstáculo à tentativa de Skopje em se unir à União Europeia e à NATO.

Apostolos Staikos. euronews:

Não ao acordo com a antiga república da Jugoslávia. Esta é a posição dos manifestantes que se reuniram à porta do parlamento. Pedem que o governo não assine o acordo nem aceite mudar o nome. (Euronews)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...