25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Eleições/2017: CNE aprova pauta deontológica dos delegados de lista

PARTILHAR

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) aprovou sexta-feira, em Luanda, a pauta deontológica dos delegados de lista que regerá o exercício da sua actividade nas assembleias de voto, no quadro da Lei Orgânica das Eleições Gerais e no Código de Conduta Eleitoral.

No término da 20ª sessão extraordinária da CNE, Júlia Ferreira, sua porta-voz, declarou que a plenária da CNE abordou também questões ligadas ao credenciamento dos delegados de lista, em curso, devendo os partidos políticos e coligação concorrentes entregar a lista de delegados até 13 de Agosto, “para permitir a impressão das credenciais”.

Relativamente à directiva que estabelece a transportação e armazenamento do material logístico, Júlia Ferreira disse ter sido deliberado o credenciamento de membros das comissões municipais e provinciais eleitorais que directamente vão executar a tarefa.

“A distribuição do material logístico sensível, nomeadamente boletins de voto e cadernos eleitorais, deve ser feita até ao dia 21 de Agosto, definindo-se, sempre que seja necessário, o acompanhamento da escolta policial”, avançou.

De acordo com a responsável, foi aprovada uma directiva sobre a elaboração e transportação das actas, visando estabelecer as formas de entrega do material existente nas assembleias de voto e a sua plataforma de entrega e transmissão às comissões provinciais eleitorais e à Comissão Nacional Eleitoral.

Segundo explicou, após a contagem dos votos na mesa de voto, é elaborada uma acta das operações eleitorais, assinada pelos membros da mesa de voto e pelos delegados de lista presentes na respectiva mesa, de onde é extraída uma cópia entregue a todos os delegados de partidos concorrentes.

Por sua vez, assinalou, “a acta das operações eleitorais vai ser entregue aos delegados de lista presentes, de acordo com a ordem de procedência no boletim de voto, cabendo ao presidente da assembleia de voto elaborar acta síntese, assinada pelos presidentes da assembleia de voto e das mesas de voto, sendo posteriormente transmitida, via fax, para as instâncias superiores”.

Quanto ao credenciamento dos jornalistas para a cobertura do pleito eleitoral, Júlia Ferreira informou que até ao momento foram cadastrados 181 jornalistas nacionais e 17 estrangeiros. (ANGOP)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...