25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Ministro visita projecto de desenvolvimento agrário no Moxico

PARTILHAR

 - portal de angolaLuena – O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, visitou hoje, quarta-feira, o projecto de desenvolvimento agrário, em fase de implementação na localidade de Sacassange, a 14 quilómetros da cidade do Luena (Moxico).

O governante que se fez acompanhar do vice-governador provincial para o sector Económico, Francisco Cambango, visitou demoradamente o projecto que contempla uma fábrica de ração de alimentos para os gados caprino, um aviário, matadouro, oficina e loja, cujas obras irão durar seis meses.

A par do projecto agrário, o titular da pasta da agricultura, visitou igualmente o projecto de produção de arroz, na margem do rio Mussimuoji que irá produzir dez mil toneladas por ano, bem como as estufas que serão entregues às famílias camponesas.

O projecto agrícola irá criar mais de 90 postos de trabalho direitos e 450 indirectos

No final da visita, Afonso Pedro Canga disse que estes projectos se enquadram na estratégia do Executivo angolano, tendo em conta o combate a fome e a pobreza no seio da população, fundamentalmente, as que vivem em zonas rurais.

Explicou que empreendimentos do género estão em curso nas províncias do Uíge, Zaire, Malanje, Kwanza Sul, Cunene e Huíla.

Dados oficiais apontam que por ano serão produzidos 2,3 milhões de avos, 16 mil francos, dois mil e 189 cabritos que fornecerão 40 toneladas de carne por ano, uma mais-valia para à província, pois que irá proporcionar mais carne e ovos e, consequente, a redução de preços destes produtos no mercado local.

Fonte: Angop

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...