25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

EUA felicitam Kuczynski, presidente eleito do Peru

PARTILHAR

Os Estados Unidos felicitaram em um comunicado o presidente eleito do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, e ofereceram aprofundar os laços bilaterais.

“Felecitamos o presidente eleito Pedro Pablo Kuczynski pela sua vitória na eleição”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, na nota.

Os Estados Unidos confiam em poder cooperar com o novo governo peruano para “ampliar ainda mais nossas relações bilaterais e promover a democracia, o desenvolvimento e a prosperidade, como temos feito com o governo do presidente (Ollanta) Humala”, acrescentou Kirby.

Kuczynski, um ex-banqueiro de Wall Street de 77 anos, ganhou com uma margem mínima de pouco mais de 40.000 votos no segundo turno presidencial contra Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), actualmente preso por crimes de corrupção e contra a humanidade.

O próximo presidente peruano é conhecido como “o gringo” por seu sotaque anglo-saxão herdado de sua longa estadia profissional nos Estados Unidos, e por isso até alguns meses atrás ostentava a nacionalidade americana, que renunciou em meio a acusações de seus rivais de que poderia se favorecer do capital estrangeiro.

De fato, sua esposa, Nancy Lange, é americana, o que pela primeira vez em quase 200 anos de história republicana do país, que se remonta a 1821, uma pessoa natural dos Estados Unidos será a primeira-dama.

Peru se mantém em uma estreita relação com os Estados Unidos, país com o qual assinou um tratado de livre comércio, em vigor desde 2009, e com o qual integra o Acordo Transpacífico de Livre Comércio (TPP), assinado por 11 países. (AFP)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...