25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Cientistas ambicionam criar seda de aranha artificial com a ajuda de bactérias

PARTILHAR
(euronews) - portal de angola
(EURONEWS)

O fio natural produzido pelas aranhas para tecer as teias é cinco vezes mais forte que um fio de aço do mesmo tamanho. Há várias investigações em curso para reproduzir o trabalho das aranhas mas não é fácil imitar a natureza.

Na Alemanha, um grupo de cientistas recorreu à ajuda das bactérias para conceber seda de aranha artificial.

“A fibra produzida pelas aranhas tem propriedades especiais, é extremamente robusta e elástica ao mesmo tempo. Por isso a rutura da seda de aranha requer mais energia em relação às outras fibras naturais ou às fibras fabricadas pelo homem”, explicou o professor Thomas Scheibel, diretor do departamento de biomateriais da Universidade de Bayreuth.

Tudo seria mais fácil se as aranhas se deixassem domesticar, à semelhança dos bichos-da-seda. Na verdade, as aranhas têm um comportamento mais selvagem e hábitos alimentares muito específicos que incluem o canibalismo.

Apesar das dificuldades do projeto, a seda de aranha sintética oferece várias vantagens. O tecido macio e brilhante é compatível do ponto de vista biológico com outros materiais.

“Ainda não sabemos bem como usar as fibras de aranha. Desenvolvemos alguns produtos, nomeadamente cosméticos, produtos para pele e produtos medicinais. Podemos fazer revestimentos para implantes que garantem uma melhor da bio-compatibilidade”, acrescentou o investigador alemão.

Na área biomédica, a seda de aranha sintética poderá ser usada para fabricar fio de sutura. No domínio militar, a seda de aranha pode ser útil para fazer coletes à prova de balas. (euronews.com)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...