Eleições legislativas em Israel. O próximo primeiro-ministro do país será o deputado ou a deputada com mais possibilidades de formar uma aliança governativa, esta é a única certeza em relação ao escrutínio que termina dentro de poucas horas.
As eleições vão marcar o início de intensas negociações a julgar pela tendência global das sondagens.
No total, 30 partidos disputam as 120 cadeiras do parlamento israelita. Benjamin Netanyahu não deverá conseguir inverter a tendência das previsões.
O Likud, do primeiro-ministro deverá ficar na segunda posição entre 20 e 21 deputados.
Apesar da provável vitória do União Sionista, de Isaac Herzog será Netanyahu quem terá mais possibilidades de liderar o próximo Executivo, o que a confirmar-se será o seu terceiro mandato consecutivo e o quarto da sua carreira política.
A jornada eleitoral ficou marcada por protestos palestinianos em Jerusalém. Os manifestantes entraram em confronto com tropas israelitas perto colonato judaico de Maale Adumim.
Violência que surge após declarações de Netanyhau no seu último dia de campanha em que negou a criação de um Estado palestiniano e prometeu fortalecer a construção dos colonatos em Jerusalém leste. Um piscar de olho aos eleitores mais radicais para inverter a baixa de popularidade dos últimos meses. (euronews.com)