Saurimo – Cento e vinte novas salas de aulas serão edificadas até 2015 em quatro municípios da província da Lunda Sul, designadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, para os subsistemas do ensino primário I ciclo e II ciclo do ensino secundário.
O facto foi anunciado hoje, segunda-feira, à Angop, pelo director provincial da Educação, Isaías Sacagima, que considerou uma mais-valia para o sector, pois vai contribuir na inserção de mais alunos no sistema normal de ensino.
O responsável anunciou igualmente a inserção de novos cursos, tais como Eletromecânica, Geologia e Minas, Saneamento Básico e Tratamento de Resíduos Sólidos e Energia e Renovação, em duas escolas de 20 salas de aulas cada do II ciclo que estão a ser construídas pelo Ministério da Educação no município de Saurimo.
Informou que as referidas escolas já estão na fase de acabamento e comportarão, para além das áreas administrativas, laboratórios, internato, campos multiuso, refeitórios, casas para o director geral e sub director.
Destacou ainda a construção de 30 salas de aulas para o ensino especial no município de Saurimo, que vão contribuir também na inserção de mais alunos com necessidades especiais no sistema normal de ensino.
A província terá, até 2015, mil e 380 salas de aulas que vão proporcionar melhores condições de aprendizagem na região.
Explicou que actualmente conta com três mil e 652 professores, mil e 260 salas de aulas e foram matriculados cerca de 197 mil alunos do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário. (portalangop.co.ao)