25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

EUA: Angola e Chile rubricam Plano de Acção Conjunta

PARTILHAR
(angop) - portal de angola
ANGOP

Nova Iorque – Os ministros das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, e do Chile, Heraldo Munoz, rubricaram sexta-feira, em Nova Iorque, um Plano de Acção Conjunta que define as áreas estratégicas para o desenvolvimento da cooperação.

Em declarações à imprensa, no final da cerimónia, Georges Chikoti referiu que, por altura da visita da Presidente Michelle Bachelet à Angola, os dois estadistas apreciaram bastante o potencial das relações existentes e encarregaram os ministros das Relações Exteriores de reunirem e assinarem um Plano de Acção que contém as áreas essenciais para os dois países cooperarem.

De acordo com o ministro Chikoti, o Chile é uma das maiores economias da América Latina e “uma relação com este país permite também o crescimento do nosso mercado, podendo dai aperfeiçoar muitas coisas”.

Salientou que este é um primeiro passo, mas que serão promovidas oportunidades para o sector privado nos dois países.

Por sua vez, o ministro Heraldo Munoz explicou que existem várias áreas enquadradas neste plano, que vão desde a agricultura, infra-estruturas à energia.

Em relação ao domínio da energia, salientou que por altura da visita a Angola da Presidente Michelle Bachelet, foi assinado um acordo de importação de petróleo no valor de 900 milhões de dólares.

Salientou que a ideia é também de que exista cooperação nas áreas científicas e tecnológicas, dai que no próximo ano serão criadas, no orçamento do Chile, cinquenta bolsas de estudos a que designarão Nelson Mandela, em homenagem ao grande líder africano.

Neste contexto, referiu Heraldo Munoz, existirá a possibilidade de estudantes angolanos ingressarem em universidades do seu país.

“Este é o começo de uma relação que queremos estreitar, até porque Angola e o Chile tiveram uma coordenação estreita no passado ao nível do Conselho de Segurança da ONU e queremos que esta cooperação possa aprofundar”, argumentou. (portalangop.co.ao)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...