A VII sessão ordinária do MPLA, realizada nesta sexta-feira, em Luanda, deliberou pela realização do seu V Congresso Extraordinário em 2014, a ser convocado oportunamente, ao mesmo tempo que aprovou uma resolução sobre a adequação da periodicidade dos congressos ordinários do partido ao calendário eleitoral.
Segundo o comunicado lido no final da reunião, orientada pelo Presidente do partido, José Eduardo dos Santos, os membros do Comité Central foram informados pelo Executivo sobre o estado de implementação do programa de acção 2013-2014, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Quadros 2013-2020.
O referido plano foi considerado pelo Comité Central um instrumento de crucial importância para a promoção do emprego e valorização dos recursos humanos, tendo recomendado o seu acompanhamento regular e sistemático pela direcção do partido.
Os participantes ao encontro foram igualmente informados sobre o estado de implementação do plano estratégico de revitalização do subsistema de educação política do partido.
A sessão recomendou especial atenção à fase conclusiva do movimento de revitalização dos comités de acção do partido e melhorar a articulação entre as estruturas intermédias e de base, e efectuar um diagnóstico profundo sobre a vida interna e inserção do partido na sociedade.
Segundo o comunicado, as estruturas afins do partido deverão conferir maior dinamismo ao trabalho político-partidário, reforçando a área de organização e mobilização a todos os níveis e criar factores de motivação nos militantes.
Por outro lado, o Comité Central do MPLA manifestou a sua incondicional confiança ao Executivo pelos passos significativos no sentido da materialização das principais metas contidas no Programa de Governação do partido, reflectido no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, incentivando-o a prosseguir nesta senda. (portalangop.co.ao)