Uíge – Diversas pessoas da cidade do Uíge e arredores foram sensibilizadas durante o ano transato, pelos membros da Associação das Pessoas Vivendo com VIH/SIDA, sobre a necessidade de saberem qual o seu estado serológico.
A informação foi prestada hoje, sábado, à Angop, pelo coordenador provincial das PVHIV/Sida, Bernardo Adolfo de Andrade que garantiu continuar com a actividade com vista a ajudar as pessoas a mudarem de comportamento.
Bernardo de Andrade disse que, no mesmo período, trabalharam também com os membros da associação, tendo sido sensibilizados 563 associados para prosseguirem com o tratamento e consultas de controlo.
“No mesmo período, trabalhamos também com 200 crianças seropositivas que recebem tratamento no centro de aconselhamento da saúde local. Destas crianças 150 são órfãs e 50 expostas”, referiu.
Visitas a 43 residências de pessoas vivendo com VIH/SIDA, 38 outras nos hospitais e 12 campanhas de sensibilização sobre VIH/SIDA em diversas escolas da cidade do Uíge e arredores foram outras tarefas realizadas pelo grupo, durante o ano findo, em parceria com a Rede Mulher, Minfamu, Direitos Humanos e outras organizações.
“Para melhor resistência das vidas das pessoas seropositivas é preciso a fortificação da dieta alimentar e tratamento”, disse, deplorando a ausência de apoios.
Para o êxito do trabalho da associação, referiu, prevê-se instalar, no presente ano de 2014, representações da associação em todos os municípios da província. (portalangop.co.ao)