22 C
Loanda
Sábado, Setembro 21, 2024

Fundador da Red Bull morre aos 78 anos

PARTILHAR

O multimilionário austríaco Dietrich Mateschitz, fundador da empresa de bebidas energéticas Red Bull, morreu, aos 78 anos, anunciou a empresa na tarde deste sábado.

Em mensagem aos funcionários, a direção da empresa expressou “tristeza e gratidão pelo que ele conquistou”.

O chefe da equipe de Fórmula 1 Red Bull, Christian Horner, disse que Mateschitz era a “espinha dorsal de tudo o que fazemos”. “É muito triste”, declarou em Austin, Texas, onde participava do GP dos Estados Unidos. “Um grande homem, como poucos, pelo que conquistou e pelo que fez por muita gente ao redor do mundo em tantos esportes”.

Horner declarou à Sky Sports F1 que Mateschitz foi “um homem de visão, força e sem medo de seguir seus sonhos, como fez aqui na Fórmula 1. Ele mostrou que você pode fazer a diferença.”

Mateschitz construiu um império esportivo e midiático em torno da bebida energética Red Bull, que lhe deu fama mundial. Dono de uma ilha paradisíaca em Fiji, a revista “Forbes” o classificou em 2002 como o homem mais rico da Áustria, com uma fortuna de 27,4 bilhões de euros.

– Bar em Hong Kong –

A bebida Red Bull, principal legado de Mateschitz, nasceu de uma de suas viagens a negócios pela empresa alemã de cosméticos Blendax, quando lhe serviram em um bar de Hong Kong uma bebida doce famosa na Ásia. Ele gostou do sabor e ficou impressionado com a aparente capacidade da mesma de ajudá-lo a superar o jet-lag.

Mateschitz decidiu se associar ao empresário tailandês Chaleo Yoovidhya, criador da bebida, para fundar a Red Bull em 1984. A marca começou a ganhar popularidade nos países ocidentais, até atingir um alcance global graças a uma campanha de marketing engenhosa e à sua associação aos esportes radicais.

A marca também fez uma incursão pela música e pela aviação, enquanto patrocinou vários atletas e entrou no mundo dos esportes de massa.

Nascido em 1944, em uma família de educadores da província de Estíria, Mateschitz estudou economia em Viena e trabalhou como vendedor para a Unilever. Subiu rapidamente na carreira, até se tornar diretor de marketing da Blendax.

A Red Bull emprega 13.000 pessoas em 172 países, e vende quase 10 bilhões de latas de bebida por ano, com receita anual de € 8 bilhões.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Fed corta taxas de juro em 0.5% numa tentativa decisiva de preservar a força da economia dos EUA

O Federal Reserve dos EUA decidiu, na quarta-feira, fazer um corte surpresa de 50 pontos-base (0,5%) na taxas de...

A gigante portuária DP World dos EAU lança parceria com o Nedbank da África do Sul para financiar o comércio de pequenas empresas

A gigante portuária e de logística DP World dos Emirados Árabes Unidos lança parceria com o Nedbank , um...

A rápida implementação da produção de energia solar e eólica na Europa ultrapassou a capacidade de armazenamento de energia

Os preços da energia na Europa caíram abaixo de zero por um número recorde de horas este ano, à...

Quénia lança parceria público-privada de 1,3 mil milhões de dólares para construir linhas de energia de alta tensão

A Kenya Electricity Transmission Co. concedeu ao Adani Group e a uma unidade do Banco Africano de Desenvolvimento uma...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema