Kuito – A administradora municipal de Kamacupa, a 82 quilómetros a leste do Kuito (Bié), Alcida Celeste de Jesus Camateli, confirmou hoje que a circulação do comboio dos Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) veio melhorar a capacidade de escoamento dos principais produtos cultivados naquela região.
Em declarações a Angop, a administradora de Kamacupa, afirmou serem já visíveis o melhoramento dos níveis de vida, principalmente dos camponeses, que nos últimos tempos escoam os seus produtos para as regiões de Benguela, Huambo e Moxico para serem comercializados, ao invés de apodrecerem, como acontecia antes nos locais de cultivo por falta de transportes.
“A entrada em funcionamento do CFB trouxe muita vantagem para a população, sobretudo que vive ao longo da linha-férrea, porque o escoamento dos produtos do campo para as zonas rurais e urbanas melhorou significativamente, além de fazer-se a preços acessíveis”, enfatizou.
As trocas comerciais, frisou, entre as províncias de Benguela, Huambo e Moxico aumentaram consideravelmente, principalmente para a zona leste onde os camponeses efectuam com maior regularidade o escoamento e venda dos seus produtos.
Alcida Camatili referiu igualmente que a circulação de pessoas e bens nas províncias já mencionadas intensificaram, visto que a via de transportação também oferece melhor segurança e com custo financeiro mais baixo.
Este facto, segundo ela, vai propiciar, a médio prazo, o desenvolvimento que se espera do município, tendo em conta o grande interesse que o empresariado tem manifestado, no sentido de investir naquela parcela do país. (portalangop.co.ao)