“Nós ficamos calados por muito tempo, mas no momento em que vamos para as eleições queremos dizer que não concordamos com aquilo que está a se passar na FNLA. Se o povo angolano votar em nós, vamos fazer tudo para que a FNLA resolva os seus problemas, porque é um partido histórico que começou a luta armada pela libertação de Angola”, disse na ocasião, Isaías Samakuva.
Para o porta-voz da campanha eleitoral da FNLA no Zaire, Samuel Domingos da Costa, o seu partido não tem qualquer pacto ou acordo com a UNITA, pelo que as declarações do presidente da UNITA constituem uma autêntica ingerência nos seus assuntos internos.
O responsável da FNLA reprovou ainda o facto de o presidente da UNITA ter depositado uma coroa de flores no túmulo de Álvaro Holden Roberto, sem a autorização da direcção da força política dirigida por Lucas Ngonda.
Insurgiu-se também com o apelo de Isaías Samakuva para que os militantes, amigos e simpatizantes da FNLA votem a favor da UNITA.
Em reacção, o secretário provincial da UNITA para a mobilização, Nunes Nkunkua Nkosi, rejeitou as acusações e disse que o pronunciamento do seu líder foi no sentido de demonstrar o descontentamento ao actual cenário que se vive na FNLA.
Quanto à homenagem a Holden Roberto, o responsável da UNITA sustentou que Isaías Samakuva se fez acompanhar de elementos da família do líder histórico da FNLA no acto de deposição da coroa de flores.
FONTE: Angop