O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, aceitou o convite para visitar Portugal em 2024, anunciou, esta terça-feira, em Luanda, o presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva.
No final da audiência com o Presidente angolano, o parlamentar português disse que- durante o encontro, entre outros assuntos, foi feita uma breve abordagem acerca da cooperaçãos bilateral, sublinhando que “as relações são absolutamente excepcionais”.
Argumentou, lembrando que ao longo deste ano as três principais figuras do Estado português, nomeadamente, o Presidente da República, presidente da Assembleia e o primeiro-ministro, visitaram oficialmente Angola.
Reiterou que as relações estão fortificadas a todos os níveis, sendo “sabido, público e notório que o relacionamento entre os dois Presidentes é fortíssimo”, o mesmo acontecendo com o chefe do Executivo luso, António Costa.
Augusto Santos Silva, que participa na 147ª Assembleia da União Inter-parlamentar (UIP), ressaltou a cooperação entre os dois parlamentos, considerando serem, igualmente, boas, facto reflectido na comemoração, em 2023, dos 20 anos da assinatura do acordo entre ambos as assembleias.
“Ha 20 anos que as duas assembleias cooperam, e, no que diz respeito às questões da mobilidade, economia, política e diplomacia a nossa relação não podia ser melhor, e vivemos hoje talvez o momento mais alto, em muitos anos da relação entre Portugal e Angola”, frisou.
No capítulo da relação multilateral, enalteceu a “excelente” presidência de Angola na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que resultou em ganhos para todos os membros.