25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Angola: Presidente da República convidado a visitar Portugal em 2024

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, aceitou o convite para visitar Portugal em 2024, anunciou, esta terça-feira, em Luanda, o presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva.

No final da audiência com o Presidente angolano, o parlamentar português disse que- durante o encontro, entre outros assuntos, foi feita uma breve abordagem acerca da cooperaçãos bilateral, sublinhando que “as relações são absolutamente excepcionais”.

Argumentou, lembrando que ao longo deste ano as três principais figuras do Estado português, nomeadamente, o Presidente da República, presidente da Assembleia e o primeiro-ministro, visitaram oficialmente Angola.

Reiterou que as relações estão fortificadas a todos os níveis, sendo “sabido, público e notório que o relacionamento entre os dois Presidentes é fortíssimo”, o mesmo acontecendo com o chefe do Executivo luso, António Costa.

Augusto Santos Silva, que participa na 147ª Assembleia da União Inter-parlamentar (UIP), ressaltou a cooperação entre os dois parlamentos, considerando serem, igualmente, boas, facto reflectido na comemoração, em 2023, dos 20 anos da assinatura do acordo entre ambos as assembleias.

“Ha 20 anos que as duas assembleias cooperam, e, no que diz respeito às questões da mobilidade, economia, política e diplomacia a nossa relação não podia ser melhor, e vivemos hoje talvez o momento mais alto, em muitos anos da relação entre Portugal e Angola”, frisou.

No capítulo da relação multilateral, enalteceu a “excelente” presidência de Angola na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que resultou em ganhos para todos os membros.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Refinaria de petróleo de Cabinda, em Angola, começará a operar em abril 2025, diz CEO da Gemcorp, citado pela Reuters

A refinaria de petróleo de Cabinda, em Angola, deve iniciar a produção em abril de 2025, concluindo a sua...

Num aviso à Angola e à Nigéria, FMI apela aos países produtores de petróleo para reformas que impulsionem o crescimento “fraco”

As nações da África Subsariana que dependem das exportações de matérias-primas precisam de reformar as suas economias para enfrentar...

Angola na Lista Cinzenta do GAFI: Riscos para o Futuro Económico e Social

O Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), um órgão de fiscalização do crime financeiro, disse esta sexta-feira que...