Luena – Duas pessoas mortas e 22 outras gravemente feridas é o resultado de 25 acidentes de viação registados, nos últimos sete dias, pela unidade operativa da Polícia Nacional na província do Moxico, indica uma nota da corporação, distribuída hoje à Angop, no Luena.
Segundo a nota, os desastres causaram também danos materiais avaliados em 617 mil e 500 kwanzas.
O documento esclarece que em relação ao período anterior houve a diminuição de um morto, oito feridos e aumento de 900 mil kwanzas em danos materiais, bem como a diminuição de um caso de acidente rodoviário.
A corporação classificou os sinistros relatados em 11 atropelamentos, oito colisões entre motociclos, quatro embate entre veículos automóveis e motociclos e dois despistes.
Os acidentes, refere, ocorreram nos municípios do Moxico (sede), Léua, Kamanongue e Luau, sendo o excesso de velocidade, manobra perigosa, condução ilegal e falta de prudência as principais causas.
No âmbito da regularização do trânsito rodoviário foram apreendidos 33 motorizadas de diversas cilindragens, 16 cartas de condução, quatro livretes de circulação e um título de registo de propriedade, assim como aplicadas 20 multas, das quais pagas 16 no valor de 122 mil e 111 kwanzas, por diversas infracções ao código de estrada. (portalangop.co.ao)