Segunda-feira, Abril 15, 2024
23.8 C
Lisboa
More

    Artistas queixam-se da falta de palcos na Huíla

    (Angop)
    (Angop)

    Lubango- A falta de palcos para exibição, sobretudo do teatro e música, se afigura como principal elemento que afecta o desenvolvimento destas artes, considerou hoje, quinta-feira, no Lubango, o represente da União de Artistas e Compositores (UNAC), Serafim Afonso.

    Em entrevista à Angop, o responsável lamentou o facto de o Lubango, tida como uma urbe de cultura e académica da Huíla, não dispor de uma sala de espectáculos pública e/ou privada, deixando os artistas sem ânimo para pensar em coisas novas.

    Segundo a fonte, existe apenas o Centro Cultural, cujas condições técnicas e de conforto estão aquém das exigências e que cujos preços praticados afugentam os artistas.

    “A Huíla tem muitos valores que devem ser resgatados, há muito que se fazer e pensamos que bem incentivados os artistas podem reavivar estes valores”, sustentou.

    Para Serafim Afonso, a situação real da província, no que a arte diz respeito, é grave, mas ainda assim pede que a sociedade valorize mais os artistas, pois a cultura vem sendo relegada para segundo plano.

    “Precisamos de voltar a valorizar o elemento cultura, pois um povo sem cultura está despido da sua própria alma. Somos todos elementos culturais, porque fazemos cultura”, suplicou a fonte.

    Serafim Afonso disse que a música é, entre as artes, a que mais cresce, dada o maior consumo e facilidade para gravar um disco. O teatro tem também esta aceitação, mas envolve mais custos e mais pessoas.

    A cidade do Lubango contava com três cines teatro, nomeadamente o Odeon, actualmente abandonado e a cair aos poucos, o 1º de Maio, transformado em auditório de um instituto superior privado, enquanto o Arco Íris, em fase conclusiva de reabilitação, deve ser transformado numa sala de conferências.

    Na Huíla a UNAC controla mais de 600 membros.  (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Analistas avaliam preço do petróleo após ataque do Irão a Israel

    Os futuros do petróleo quase não foram afetados pelo ataque sem precedentes do Irão a Israel, com os traders...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema