25.1 C
Loanda
Domingo, Novembro 10, 2024

Força militar conjunta da SADC vai ser enviada para Moçambique para combater o terrorismo

PARTILHAR
FONTE:RFI

Uma força militar conjunta da SADC vai ser enviada para Moçambique para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado, uma zona rica em recursos naturais.

A novidade foi anunciada no final da cimeira dos chefes de estado e de governo dos países das comunidades de desenvolvimento da África Austral que teve hoje lugar em Maputo.

A decisão consta da declaração final da cimeira de Maputo que foi lida pela secretária executiva da SADC, Stergomena Tax, que, sem avançar pormenores, assegurou o envio de uma força militar conjunta para o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

O documento não avança, contudo, detalhes sobre a força que será enviada para o país nem datas.

A sessão ficou ainda marcada por pedidos a 16 estados membros para que colaborem com as agências humanitárias que trabalham para assistir os mais de 700 mil deslocados dos ataques terroristas. Para o chefe de estado moçambicano, Filipe Nyusi, a cimeira foi produtiva.

“Estão reunidas as condições para o acolhimento do apoio que os países da região podem conceder a Mocambique no âmbito do combate ao terrorismo”, assegurou Filipe Nyusi.

De salientar que Cabo Delgado está a ser palco desde 2017 de ataques terroristas que já causaram mais de 2 mil mortos e provocaram mais de 700 mil desalojados.

A ONU referiu na semana passada que a situação no terreno continua a piorar e que há populações em insegurança alimentar naquela zona.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...