Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Zuma quer mudar a União Africana

    O Presidente da África do Sul afirmou, em Addis Abeba, Etiópia, que a União Africana tem a obrigação de liderar a resolução do problema da Líbia na cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, que se realiza na amanhã.
    Jacob Zuma fez esta declaração na noite de sexta-feira, durante um jantar de trabalho oferecido pelo Executivo de Angola aos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
    O Presidente sul-africano sublinhou que o continente africano está a crescer nos mais variados domínios e que são necessárias mudanças na actuação da União Africana, cuja agenda deve ser dominada pelos africanos. O mundo, afirmou, está com os olhos postos em África, que deve saber caminhar pelos seus próprios pés e resolver os problemas que afectam o continente.
    O jantar de trabalho coincidiu com a celebração do 63º aniversário natalício da candidata da região à Presidência da Comissão da União Africana, Khozasana Dlamini Zuma.No encontro, o ministro angolano das Relações Exteriores sublinhou que Khosazana Dlamini Zuma tem a confiança de todos os Estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, “porque a União Africana não tomou, nos últimos quatro anos, decisões fiáveis para os interesses de África”. A candidata apresentada, frisou, é capaz de imprimir uma nova dinâmica, apresentar novas ideias e visão para o funcionamento da União Africana.
    O  chefe da diplomacia angolana reiterou que a Comunidade de Desenvolvimento da África Australquer a redefinição das prioridades da União Africana de acordo com a realidade dos países membros da organização continental e que a eleição do presidente da comissão é a grande expectativa do encontro. O tema central da cimeira é incrementar o comércio inter africano “e não é prioridade numa altura em que não há estabilidade total no continente.
    Na cerimónia também falaram a aniversariante e o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Tanzânia, Bernard Membe. Khosazana Dlamini Zuma concorre com o gabonês Jean Ping à Presidência da Comissão da União Africana.

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Rogério Tuti

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema