Quinta-feira, Abril 18, 2024
20 C
Lisboa
More

    Zelenskyy expressa otimismo em relação a um plano de paz que poderia incluir a Rússia

    A Ucrânia espera que uma cimeira de paz planeada pela Suíça aborde a visão de Kiev para acabar com a guerra de dois anos contra a Rússia e que o esboço desse plano de paz seja apresentado à Rússia, disse o presidente Volodymyr Zelenskyy, no domingo.

    “Espero que isso aconteça nesta primavera. Não devemos perder esta iniciativa diplomática”, disse o líder ucraniano aos jornalistas numa conferência de imprensa, em Kiev.

    Andriy Yermak, chefe de gabinete de Zelenskyy, sugeriu a possibilidade de a Ucrânia e os seus parceiros estrangeiros convidarem a Rússia para a futura cimeira para discutir o fim da invasão de Moscovo nos termos de Kiev.

    “Pode haver uma situação em que convidemos juntos representantes da Federação Russa, onde lhes será apresentado o plano, caso quem quer que esteja representando o país agressor naquele momento queira genuinamente acabar com esta guerra e retornar a uma paz justa,” disse Yermak.

    Zelenskyy disse na conferência de imprensa que a vitória da Ucrânia na guerra contra as forças invasoras russas depende do apoio do Ocidente, acrescentando que se sentia “positivo” sobre a perspectiva de mísseis de longo alcance serem fornecidos a Kiev pelos seus aliados e parceiros.

    Zelenskyy disse estar certo de que o Congresso dos EUA aprovaria um novo lote importante de assistência militar e financeira, mas observou que a Ucrânia precisava que essa decisão fosse tomada “dentro de um mês”.

    Ele também disse que 31 mil soldados ucranianos foram mortos durante a invasão, divulgando o primeiro número oficial de perdas militares em muitos meses.

    O líder ucraniano disse aos repórteres que não poderia divulgar o número de feridos, argumentando que isso ajudaria o planeamento militar russo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relação diz “que não há qualquer indício” de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines

    O Tribunal da Relação de Lisboa não encontrou nos autos da investigação da Operação Influencer, que resultou na demissão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema