27 C
Loanda
Terça-feira, Outubro 15, 2024

Zelenskiy questiona interesse de Brasil e China em buscar paz na Ucrânia

PARTILHAR
FONTE:REUTERS

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, questionou nesta quarta-feira o “verdadeiro interesse” de Brasil e China em acabar com a guerra entre seu país e a Rússia, dizendo à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU): “Vocês não vão impulsionar seu poder às custas da Ucrânia.”

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Nove meses depois, Zelenskiy anunciou um plano de paz de 10 pontos para pôr um fim ao conflito com base na Carta da ONU e no direito internacional. Moscou rejeitou o plano.

“A fórmula de paz já existe há dois anos, e talvez alguém queira um Prêmio Nobel para sua biografia política, para uma trégua congelada, em vez de paz real, mas os únicos prêmios que Putin lhe dará em troca são mais sofrimento e desastres”, disse Zelenskiy à organização de 193 membros, referindo-se ao presidente russo, Vladimir Putin.

“Quando alguns propõem alternativas, planos de acordo sem convicção, os chamados conjuntos de princípios, isso não apenas ignora os interesses e o sofrimento dos ucranianos… não apenas ignora a realidade, mas também dá Putin o espaço político para continuar a guerra.”

A China e o Brasil têm tentado convencer outros países em desenvolvimento em aderir ao plano de paz de seis pontos que os dois países apresentaram em maio.

A proposta pede uma conferência internacional de paz “realizada em um momento apropriado, que seja reconhecida tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia, com participação igualitária de todas as partes relevantes, além de uma discussão justa de todos os planos de paz.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o plano quando discursou na Assembleia Geral da ONU na terça-feira.

“Quando a dupla sino-brasileira tenta se transformar em um coro de vozes — com alguém na Europa, com alguém na África — dizendo algo alternativo a uma paz plena e justa, surge a pergunta: qual é o verdadeiro interesse?”, disse Zelenskiy.

O presidente ucraniano pretende apresentar um “plano de vitória” ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante uma visita à Casa Branca na quinta-feira.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Rússia revê a doutrina nuclear com um novo aviso ao Ocidente

A doutrina nuclear revista parece reduzir significativamente o limiar para a eventual utilização do arsenal nuclear russo. O presidente russo...

Zelensky diz que “espera” que Biden apoie o seu plano para acabar com a guerra com a Rússia

O chefe de Estado ucraniano será recebido na Casa Branca, a 26 de setembro, por Joe Biden e, separadamente,...

Kuleba e Borrell pedem levantamento das restrições ao uso de armas ocidentais contra a Rússia

Dmytro Kuleba instou os países da UE a tomarem "decisões corajosas" e a autorizarem a Ucrânia a utilizar armas...

Ucrânia anuncia novos avanços em território russo

A Ucrânia anunciou, nesta terça-feira (13), novos avanços em território russo e afirmou que controla 74 localidades da região...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema