Sábado, Fevereiro 24, 2024
10.9 C
Lisboa
More

    Zelenskiy oferece a Biden medalha militar de capitão ucraniano de armamento dado pelos EUA

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu o líder ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, na Casa Branca, nesta quarta-feira, com garantias renovadas de apoio dos EUA em meio ao ataque contínuo da Rússia à Ucrânia.

    “Em primeiro lugar, obrigado”, disse Zelenskiy a Biden em reunião no Salão Oval. “É uma grande honra estar aqui.

    O presidente ucraniano, que disse que queria ter visitado os Estados Unidos antes, agradeceu o presidente, o Congresso e os norte-americanos comuns pelo apoio durante a guerra.

    Ele deu a Biden a cruz ucraniana por mérito militar, oferecida por um capitão de uma unidade de foguetes Himars, à qual a honraria havia sido concedida em primeiro lugar.

    “Bem, não é merecido, mas é apreciado”, disse Biden, prometendo dar ao capitão ucraniano uma moeda de comando de um campo de batalha norte-americano no Iraque, onde seu filho Beau lutou.

    Os sistemas de foguetes Himars, fornecidos pelos EUA, se provaram fundamentais para as contraofensivas ucranianas em agosto, que expulsaram os russos de Kharkiv e depois de Kherson no mês passado, reforçando a estratégia da Ucrânia de atingir centrais russas de comando e controle, rotas logísticas e depósitos de munição.

    Biden também prometeu fortalecer a capacidade de defesa da Ucrânia, principalmente sua defesa aérea. “É por isso que vamos fornecer à Ucrânia uma bateria de mísseis Patriot e treinar suas forças para poder usá-la com precisão”, disse.

    “Você é o homem do ano”, disse Biden a Zelensky sobre a decisão da revista Time de colocar o presidente ucraniano em sua capa este ano.

    Biden também disse que o presidente russo, Vladimir Putin, está “escalando seus ataques a civis” e tentando “usar o inverno como arma”.

    Zelenskiy chegou ao gramado sul da Casa Branca em um Chevrolet preto com vidros fumê, vestindo sua característica blusa verde-oliva e calças cargo. Ele ficou entre Biden e sua esposa, Jill, para uma foto, e então Biden colocou o braço em volta dele enquanto o guiava para o interior.

    Zelenskiy disse que conversaria com Biden para fortalecer as capacidades de defesa de Kiev contra a invasão devastadora da Rússia.

    O líder ucraniano ainda irá ao Congresso, no Capitólio, para discursar em uma sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados dos EUA.

    REUTERS
    Por Steve Holland, Nandita Bose; Doina Chiacu e Jonathan Landay

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema