Sábado, Abril 20, 2024
22.6 C
Lisboa
More

    Zâmbia: Líder da oposição processado por “difamar” chefe de Estado

    (DR)
    (DR)

    Lusaka, Zâmbia  – O chefe da Aliança para uma Zâmbia Melhor (oposição), Frank Bwalya, compareceu terça-feira diante do tribunal de primeira instância de Kasama, no norte da Zâmbia por “difamação” contra o Presidente Michael Sata e por ter alegadamente incitado  ao uso da violência contra o poder.

    Frank Bwalya, que foi detido segunda-feira, é acusado de ter difamado o Presidente e de ter lançado um apelo para a violência durante uma emissão em direto na Rádio Mano em Kasama.

    Bwalya, que compareceu diante do principal magistrado, Vincent Silota, negou as acusações e desde então foi libertado sob caução.

    O presidente do Partido da Restauração Nacional (Oposição), Elias Chipimo, declarou-se indignado e profundamente afetado pela detenção do pai Bwalya, sublinhando que seria grave detê-lo por ter qualificado um dirigente de “Chumbu Munshololwa”.

    “O seu único crime parece o ter qualificado o Presidente da República de Chumbu Mushololwa durante a entrevista. Urge declarar de maneira categórica que esta expressão Bemba não é um insulto. Trata-se simplesmente duma expressão utilizada para descrever alguém que é teimoso ou que não se pode aconselhar. É uma maneira realmente legítima para um homem político de descrever um outro homem político, se esta pessoa é teimosa”, considerou Chipimo.

    Ele acusou os quadros do partido no poder, Frente Patriótica (FP), de já ter atacado e invadido a estação de rádio com o objetivo de infligir a justiça popular antes de a Polícia  proceder à detenção dos desafiadores e deplorou o facto de que nenhuma ação  tenha sido tomada contra esta ameaça de violência. (panapress.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Terminam audiências de julgamento por escândalo ‘Panama Papers’

    As audiências do julgamento por suposta lavagem de dinheiro contra os fundadores do extinto escritório de advocacia panamenho Mossack...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema