O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a realizar, desde a última quarta-feira, na província do Zaire, o levantamento do parque imobiliário local para actualização dos dados cartográficos, tendo em vista o censo populacional de 2013.
O supervisor nacional do INE, Simão Maurício, disse ao Jornal de Angola que a operação consiste na actualização dos dados dos mapas em posse do Instituto que se encontram desactualizados. Simão Maurício referiu que idêntico trabalho está a ser feito nas províncias de Malange, Kwanza-Sul, Kwanza-Norte e Bengo. Na província do Zaire, o trabalho é assegurado por 16 especialistas em cartografia.
Os especialistas têm a missão de passar de rua em rua, para anotar as residências, tanto as concluídas como as que se encontram em construção, e os estabelecimentos comerciais existentes. Trata-se, segundo o supervisor do INE, de uma operação delicada. “Os técnicos têm de confrontar os dados apresentados pelos mapas com a realidade actual, para evitar qualquer tipo de falhas.”
Em 2013, o país vai realizar o primeiro recenseamento geral da população e habitacional depois da independência. Para o êxito da operação, é necessário preparar os serviços cadastrais. O último censo completo que o país realizou foi em 1970. Nessa altura, a população era estimada em pouco mais de cinco milhões de habitantes. Calcula-se que existam no país cerca de 20 milhões de pessoas.
Fonte: JA