O regresso de crianças em idade escolar, filhas de refugiados na República Democrática do Congo (RDC) vai exigir o ingresso de mais 1.074 novos professores, na província do Zaire.
O director provincial da Educação, Domingos Nkita, afirmou, na cidade de Mbanza Congo, que os 4.033 professores da província são insuficientes para cobrir as necessidades que o sector enfrenta actualmente.
O director provincial da Educação falava durante a inauguração da escola primária 209, no Bairro 11 de Novembro, arredores da cidade de Mbanza Congo, explicou que, no ano transacto, só o município do Cuimba registou 5.000 novos alunos no sistema de ensino, contra os habituais 1.000 das épocas anteriores.
Neste momento, disse Domingos Nkita, com os repatriados do Congo Democrático, o número de crianças com idade escolar duplicou para mais de 10.000 alunos.
A escola, construída de raiz, vai acolher 720 alunos, em dois turnos e custou aos cofres do Estado, 35 milhões de kwanzas.
As obras da escola duraram seis meses e foram custeadas pelo Governo Provincial do Zaire através do programa de relançamento socioeconómico. A escola tem um imponente aspecto arquitectónico.
Fonte: JA