A nadadora do Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL), Wezza Morais, na classe de cadetes, bateu no domingo, com o tempo de 38 segundos e seis centésimos, o recorde nacional, na prova de 50 metros mariposa, na disputa da sexta edição do Torneio Onda Sport Clube (OSC).
A competição foi referente à primeira edição do Meeting Internacional por categoria “Tonangol”.
Wezza Morais pulverizou, no Complexo da Piscina de Alvalade, em Luanda, o registo de Carima Nicole, que era de 38 segundos e 87 centésimos, alcançado em 2018.
Com 46 mil e 686 pontos, a equipa do 1º de Agosto foi a vencedora do torneio na classe masculina e feminina, seguida do Óscar Sport Clube (OSC) com 23 mil e 450 pontos, enquanto a formação do CNIL foi terceira com 19 mil e 679 pontos.
Em jeito de balanço, o presidente do OSC e coordenador do evento, Luís Costa, disse que a prova superou as expectativas.
“Estamos muito satisfeitos pelo empenho dos atletas, assim como pela anuência dos pais. Tivemos nadadores que evoluíram nas marcas pessoais e pela envolvência de todos durante e após a competição. O balanço foi positivo e superou aquilo que foi traçado”, começou por argumentar o responsável pela organização.
O objectivo, segundo Luís Costa, é continuar a promover e a massificar o desporto aquático. Lembrou ainda que o evento juntou 48 praticantes de futebol aquático e 20 de hóquei subaquático que disputaram partidas a título de recreação nos dois dias de prova.
O meeting internacional contou com a participação de 191 atletas, em ambos os sexos, em representação do 1º de Agosto, OSC, CNIL, Clube Naval de Luanda, Academia Desportiva Escolar Olímpica da Anunciação (ADEOA) e o Clube Barracudas de Maputo, por ocasião do aniversário do OSC que se assinala a 21 deste mês.