
Fernando da Piedade Dias dos Santos, em representação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, fez tal incentivo quando procedia à abertura da VII Reunião Extraordinária do Conselho de ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Para si, só funcionando em paralelo será possível encontrar campos de cooperação socioeconómica com os resultados que todos almejam e com vantagens recíprocas para todos os países membros da comunidade.
Assim sendo, augurou que os resultados da reunião representem, também, o virar de uma página para o sucesso e empreendam uma nova dinâmica à organização, e aproveitou o momento para desejar boas vindas aos ministro da CPLP na primeira reunião que decorre na nova sede.
Por seu turno, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoty, deu a conhecer que durante o encontro vão discutir questões candentes da organização, como destacando a aprovação do relatório sobre o reforço da cooperação económica na CPLP e a estratégia regional de segurança alimentar.
A situação na República da Guiné-Bissau e o processo de adesão da República da Guiné-Equatorial também merecerão a atenção dos participantes, acrescentou o chefe da diplomacia angolana.
De acordo com Georges Chicoty, durante a reunião os presentes vão ainda debruçar-se sobre o processo de consultas e auscultação desenvolvido pelos peritos angolanos, no âmbito da rectificação do acordo ortográfico assinado há alguns anos.
Na terça-feira, o vice-presidente da República de Angola vai participar num colóquio sob o tema “CPLP – Uma oportunidade histórica”, que contará com a presença de antigos presidentes dos Estados membros como Jorge Sampaio, Joaquim Chissano, Pedro Pires e Mário Soares.
Fonte: Angop