Sábado, Fevereiro 24, 2024
12.8 C
Lisboa
More

    Vice-chanceler austríaco renuncia após escândalo

    O vice-chanceler de extrema direita austríaco, Heinz-Christian Strache, anunciou neste sábado (18) sua renúncia após a revelação pela imprensa de um vídeo no qual promete à suposta sobrinha de um oligarca russo contratos públicos em troca de verbas para a campanha eleitoral, escreve a AFP.

    Um dia depois de dois jornais alemães terem divulgado que o vice-chanceler austríaco e líder da extrema-direita, Heinz-Christian Strache, foi apanhado, por uma câmara oculta, a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro, o ministro renunciou ao cargo.

    “Apresentei ao chanceler Sebastian Kurz a demissão das minhas funções de vice-chanceler e ele aceitou”, disse Heinz-Christian Strache numa conferência de imprensa, assumindo que cometeu “um erro” que não quer que sirva de “pretexto para minar a coligação”.

    Heinz-Christian Strache, líder do partido de extrema-direita FPÖ e número dois do governo austríaco, formou Governo com o chanceler conservador Sebastian Kurz em dezembro de 2017. Anunciou a demissão este sábado, numa declaração onde garantiu estar de saída apenas para “evitar mais danos ao Governo” e alegou ter sido “vítima de um ataque político direcionado”, através da utilização de meios ilegais.

    Durante a mesma declaração, anunciou que o ministro dos Transportes, Norbert Hofer, irá substituí-lo.

    As filmagens divulgadas esta sexta-feira terão sido gravadas alguns meses antes das eleições legislativas austríacas de 2017.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema