As obras actuais no terceiro lote da via expressa Luanda/Viana, em curso desde 2007, estão na fase de construção de retornos e definição das zonas de travessia para os peões. De acordo com a Angop, os trabalhos decorrem em simultâneo com a colocação de separadores centrais de betão e instalação de sinalização vertical e horizontal, para orientação da circulação nas faixas de rodagens.
A empreitada inclui o melhoramento do sistema de drenagem pluvial, iluminação pública, sinalização horizontal e vertical e enquadra-se no programa do Governo que visa a reabilitação das vias estruturantes e terciárias da capital. Cada um dos três lotes tem aproximadamente dez quilómetros, partindo o primeiro da Unidade Operativa de Luanda e terminando no desvio do Hospital da Gamek. A segunda parte desse ponto até ao quilómetro 17, e o último, começa nessa localidade e termina nas imediações do pólo industrial de Viana.
A via expressa entre Luanda e Viana terá três faixas de rodagem para cada lado, bermas de dois metros em cada sentido da via, viaduto, postos de iluminação pública, entre outros.
A intervenção nesta estrada destina-se a tornar mais fluido o trânsito entre o centro de Luanda, Viana e arredores, e facilitar a deslocação aos municípios da Samba e Cacuaco, através da via rápida periférica, e às províncias do Bengo, Malange e Kwanza-Norte.
Fonte: Jornal de Angola