Defensores da evolução da União Europeia para uma federação, dois líderes do Parlamento Europeu apresentaram, as suas propostas no livro “Pela Europa”, esta segunda-feira, em Bruxelas.
Num estilo de manifesto, defendem que a resposta para a atual crise não é o fim do euro ou a criação de uma Europa de várias velocidades, mas o modelo oposto.
“Na verdade, este livro foi escrito debaixo de fúria contra as elites nacionais que consideramos serem incapazes de gerir a atual crise. Dizemos-lhes muito claramente que o único caminho, a única solução realista para o futuro é uma Europa federal”, defendeu Guy Verhofstadt.
Estas ideias do líder dos liberais e democratas são partilhadas pelo co-líder dos Verdes, que propõe uma profunda reforma das instituições.
“Pensamos que deve haver uma maior democratização do modelo institucional europeu. Sugerimos que a Comissão Europeia se torne um efetivo governo da Europa; e que haja duas câmaras no Parlamento Europeu: uma de deputados e outra de senadores. Esse senado seria composto por elementos dos governos ou dos parlamentos de cada um dos Estados-membros. Esta seria uma arquitetura democrática”, disse Daniel Cohn-Bendit.
Na sua primeira edição, o livro estará disponível em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e holandês.
Fonte: EURONEWS