Quinta-feira, Maio 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Venda de areia garante sustento de várias famílias no Kwanza-Sul

    A extracção e venda de areia ao longo do rio Cambogo, que passa pelo bairro do Cabouqueiro e Quissala, no Sumbe, província do Kwanza-Sul, começa a ser um negócio rentável.

    A actividade é exercida principalmente por mulheres, que não medem as consequências e os riscos para garantirem o sustento das suas famílias.

    Susana António, vendedora de areia há três anos, considerou que a actividade que realiza está longe daquilo que um dia imaginou fazer. Devido a várias dificuldades com que se debate, não mede as consequências quando se trata de conseguir algo para sustentar a família.

    A vendedora reconheceu o risco que o trabalho envolve, sublinhando que, para obter os resultados esperados é obrigada a mergulhar até ao fundo do rio e enfrentar as correntes de água, o que a torna vulnerável a acidentes.

    Susana António sublinhou que a venda de areia é uma actividade alternativa, até que um dia surja uma oportunidade de emprego, e frisou que o emprego está mais escasso, sobretudo para as pessoas com baixo nível de escolaridade.

    A vendedora disse que o preço de cada monte de areia varia entre três mil a quatro mil kwanzas, consoante o tamanho. Outra vendedora, Júlia André, que há seis anos pratica esta actividade, disse ao Jornal de Angola que o dinheiro que ganha não resolve todos os seus problemas, mas já ajuda na alimentação e vestuário dos filhos.

    Para ela, o esforço exercido demonstra a capacidade e habilidade das mulheres na qualidade de mãe e líder familiar. Júlia André disse que aumentou a falta de oportunidade das mulheres e condenou a atitude de muitos chefes de família pela forma incorrecta como tratam as suas companheiras.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angolanos contestam novos preços dos transportes coletivos

    Angolanos afirmam que metade dos seus salários vão servir para pagar o táxi, com o novo preço dos transportes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema