O técnico especializado em oftamologia do Hospital Josina Machel, Sebastião Vilela, considerou hoje, quinta-feira, em Luanda, que o uso prolongado do computador é um dos principais factores do surgimento de casos de presbiopia, conhecida vulgarmente como “vista cansada”, registados na sua unidade sanitária.
Vista cansada é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade.
Segundo Sebastião Vilela, pessoas com hipermetropia ou diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade.
O manuseio inadequado do uso do computador pode ainda causar outras complicações oftalmológicos como miopia e hipermetropia, entre outras consequências.
“Todos nós usamos o computador nos dias de hoje dado o avanço das tecnologias, mas o seu uso exagerado pode causar um cansaço visual conhecido como síndrome do uso do computador, o que cria diversos transtornos oculares o que deve ser evitado”, salientou.
De acordo com ele, os sintomas incluem olhos irritados, vermelhos, coceira, secos ou lacrimejamento, fadiga, sensibilidade a luz, sensação de peso nas pálpebras ou da fronte e dificuldade em conseguir foco. Outros sintomas são enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.
Para si, a visão não foi criada para encarar uma tela de computador durante muitas horas, mas para o tempo necessário de trabalho.
Adiantou que os monitores são compostos por pixels, nos quais o olho não consegue foco, resultando em tensão da musculatura ocular, havendo ainda uma diminuição na frequência de piscar, o que provoca olhos secos e doloridos.
Qualquer pessoa que passa pelo menos oito horas seguidas por dia em um computador está em risco de desenvolver essa síndrome.
Como medidas preventivas, recomendou as pessoas a posicionarem o monitor a uma distância de 50 a 60 cm dos olhos; colocarem o topo do monitor a altura dos olhos; a sala do computador deve estar bem iluminada e ter descansos periódicos.
Doenças oftalmológicas são patologias dos olhos e do sistema visual que causam a diminuição da acuidade visual e podem, eventualmente, levar à perda de visão.
Fonte: Angop