Quinta-feira, Julho 18, 2024
26.7 C
Lisboa
More

    USA/eleições: Vitória em New Hampshire confirma favoritismo de Romney

    O milionário americano Mitt Romney, ex-governador do Massachussets, venceu com folga a segunda etapa das primárias do Partido Republicano realizadas nessa terça-feira no estado de New Hampshire. Com o novo triunfo, Romney se transforma no primeiro candidato republicano nos últimos tempos a ganhar tanto em Iowa como em New Hampshire, e se consolida como o grande favorito para ficar com a candidatura de seu partido e disputar a Presidência com Obama em novembro.

    A apuração revelou que Mitt Romney chegou em primeiro com cerca de 38% dos votos, bem à frente do segundo colocado, Ron Paul, que conquistou 24% dos votos e do terceiro, Jon Huntsman, que registrou 17%.

    O grande derrotado neste pleito é Rick Santorum, que após ter conquistado uma surpreendente segunda colocação no caucaus de Iowa, com apenas oito votos de Romney, teve apenas 10% dos votos em New Hampshire. Ele empatou com Newt Gingrich, outro representante da ala mais conservadora do partido.

    O governador texano Rick Perry não teve nem 1% dos votos e deve anunciar em breve sua retirada da corrida eleitoral. De acordo com uma pesquisa da Reuters/Ipsos publicada nesta terça-feira sobre as intenções de votos dos eleitores republicanos em nível nacional, Mitt Romney é considerado o candidato preferido para enfrentar Obama.

    Ceticismo

    Candidato de perfil moderado, Romney enfrenta o ceticismo da ala mais conservadora e religiosa do Partido Republicano que questiona as opiniões dele sobre temas como o aborto e consideram seu governo à frente do estado de Massachussets “centrista” demais. Romney é mórmon e essa opção religiosa pode ser um obstáculo aos olhos do eleitorado evangélico.

    Mitt Romney, um dos fundadores do fundo de investimentos Bain Capital, concentra sua campanha na economia e destaca sua experiência como empresário bem sucedido. Os ataques de seus adversários visam apresentar Romney como um destruidor de emprego,s mas as críticas não parecem ter influenciado os eleitores de Nem Hampshire, um estado onde a taxa de desemprego é de 5,2%, bem abaixo da média nacional que é de 8,5%.

    Os pré-candidatos republicanos se dirigem agora à Carolina do Sul, onde no dia 21 de janeiro está programada a terceira etapa das primárias do partido.
    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/Brian Snyder

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden testa positivo para covid-19 em meio a disputa política por sua candidatura

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para covid-19 em Las Vegas, onde estava cumprindo uma agenda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema