Segunda-feira, Abril 15, 2024
22.2 C
Lisboa
More

    USA: Romney vence primária republicana na Flórida e aumenta vantagem

    O ex-governador do Massachussets Mitt Romney venceu com folga as primárias do Partido Republicano realizadas ontem na Flórida. Romney recebeu 46% dos votos contra 32% de seu principal adversário, Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara.

    Depois que o seu principal rival Newt Gingrich venceu as primárias da Carolina do Sul dez dias atrás, Romney viu seu favoritismo ameaçado e partiu para o ataque a seus adversários. A estratégia surtiu efeito, voltou a ganhar força e obteve uma grande vitória nesta terça-feira, com 46% dos votos. Gingrich ficou com 32%, Rick Santorum com 13% e Ron Paul com 7%.

    “Estou pronto para liderar este partido e para liderar esta nação”, comemorou Romney. Ele pediu que os republicanos permaneçam unidos e foquem no principal objetivo do partido que é derrubar o presidente Barack Obama.

    “Nossos oponentes do outro partido tem assistido e eles gostam de se consolarem que uma primária competitiva vai nos dividir e nos enfraquecer. Uma primária competitiva não nos divide. Ela nos prepara, e nós vamos vencer”, exclamou Romney depois da vitória.

    O ex-governador de Massachusetts ganhou o apoio de diversos grupos de eleitores da Flórida. Pesquisas mostraram que questões econômicas foram cruciais para a maioria dos eleitores, já que o estado tem uma taxa de desemprego de 9,9% – acima do índice nacional de 8,5% – e tem um mercado imobiliário ainda problemático. Romney foi visto como o favorito para lidar com a economia.

    Ele também ganhou amplo apoio entre aqueles mais preocupados com questões sociais. Entre as mulheres, Romney conseguiu 51% dos votos, contra 29% de Gingrich – uma indicação de que o histórico de três casamentos, dois divórcios e infidelidade de Gingrich pode ter atrapalhado o seu desempenho. Romney ganhou também o suporte da maioria da população hispânica do estado.

    Até alguns mais conservadores ele conseguiu convencer, ganhando o apoio da maioria dos simpatizantes do movimento Tea Party. Mas perdeu para Gingrich os votos daqueles que se consideram “muito conservadores”, como os evangélicos e os eleitores contrários ao aborto e à pena de morte.

    Este foi o quarto estado a realizar uma prévia republicana para as eleições presidenciais. Com a vitória na Flórida e em New Hampshire, Romney aumenta sua vantagem, que já tinha sido ameaçada por Gingrich, nas primárias da Carolina do Sul, e por Santorum, no caucus de Iowa. Esta vitória deu a Romney 50 delegados, mas ele precisa acumular 1.144 delegados para conseguir a nomeação do partido.

    Alguns analistas acreditam que a vitória na Florida é importante porque, entre os estados por onde os republicanos competiram este ano, a Florida é o que mais reflete a diversidade geográfica, política e étnica do país. De acordo com o senador republicano da Florida Marco Rubio, “o vencedor da Flórida provavelmente será o nomeado do partido, já que a Flórida é uma mini América”.

    Fonte: RFI

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Analistas avaliam preço do petróleo após ataque do Irão a Israel

    Os futuros do petróleo quase não foram afetados pelo ataque sem precedentes do Irão a Israel, com os traders...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema